Dado o desgaste do trabalho deste Mês de Janeiro, há sempre uma boa maneira para o compensar... reflectindo!!!
Malta do Caneco completa...
Chegou hoje o último elemento da Malta... O elemento com mais férias dos 3, acaba de chegar só agora por falta de visto, não estava fácil, não! Dizia ele: - já estava farto de férias, estar em casa sem fazer nada não é para mim e mais... no fim do mês é que vai ser pior!!! :)
Novamente a Malta do Caneco completa, novamente unidos, prontos para as batalhas que se ai se adivinham nesta tão famosa terra, e trabalhinho não falta!!! Força ai pessoal!
O Almoço das Sereias
No passado Sábado procedeu-se a um Ritual Angolano no Tombo. Muitos foram os convidados, desde os Sobas (idêntico aos Presidentes das Juntas de Freguesia de Portugal) da zona, os Líderes Religiosos, Trabalhadores, Expatriados e demais convidados, que mesmo não sendo convidados compareceram no local (claro, não deixariam eles de ser Angolanos, e há festa...está tudo dito!!!)
Este ritual consiste numa reza que se efectua com toda a pompa e circunstância de modo a desejar um bom trabalho e muito boa sorte a todos os que lá estão... Estas preparações são feitas antecipadamente onde cada Soba elabora uma lista de coisas, tal como comidas, bebidas... todas estas exigências têm que estar satisfeitas no dia do Ritual, tendo sito portanto, tudo levado a risca até ao ponto em que...não sendo necessário dizer muito mais...tava tudo alegre!!!
Em baixo fica um report fotográfico da festa:
Tudo arranjadinho!
uma das mesas de serviço...
à antiga Portugesa... comida feita ao calor do carvão!
Carvão!
o local do ritual e a sua mesa...
os inicios das comemorações!
vai um brinde?!
haja comida e bebida...festa garantida!
...até as galinhas tiveram sorte!
frebra grelhada...
que bom aspecto... ao ataque, a esta hora a fome já era negra!!!
ao fim da tarde!!!
E perguntam vocês....porquê Almoço das Sereias?!
Já os antepassados diziam e os mais novos continuam a dizer, que nas lagoas ali da zona haviam e continuam a existir Sereias, e que a mesa que foi colocada, será para as Sereias se alimentarem, daí todos os Rituais efectuados na zona serem para as Sereias!
Última Hora - Baratas & Baratas
Na foto do lado pode-se constatar o pequeno aglomerado de baratas que encontramos quando regressamos a casa depois de mais um dia de trabalho... sim, já depois de mortas!!!
A verdadeira comédia começou-se a instalar logo que chegamos a casa. O João como é habitual dirige-se ao seu aposento para colocar as suas "moengas", de onde oiço eu logo, vem cá ver isto Pitxu!!!:), no meio de risadas e gargalhadas começamos a verificar que o seu quarto estava ocupado por baratas... baratas nas paredes, baratas no chão, baratas atrás do guarda-fatos, sei lá foi indescritivel!!! Chamámos a equipa de intervenção rápida de desinfestações e mãos à obra... vassoura na mão, e... à que dar cabo delas.
Com isto começamos a verificar que na sala lá andavam também as turistas... decidimos então proceder à verificação do sofá e da restante habitação, mas no sofá é que estavam as verdadeiras! Nas costas do sofá, dentro das almofadas... uma coisa nunca vista em terras Angolanas.
Com o desespero a fazer já parte de nós, RAID na mão e toca a vaporizar a casa... demos uns minutitos e as mais pequenas lá iam saindo... ou melhor, ainda continuam a sair!!! a ver vamos o que nos reserva o resto da noite e o dia de amanhã.
A luta continua - BARATAS & JOÃO;PITXU, quem levará a melhor?!
Para os mais curiosos visitem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Baratas
Realidades Distintas
Será por um bom motivo que aqui estamos, ou seja, o enriquecimento profissional e pessoal será maior, o espirito aventureiro cresce a todos os dias, o conhecer de novas realidades e culturas, financeiro (se não fosse este!!!:P)... e tantos outros que advém destes todos!!!
Aqui fica um pequeno relato fotográfico das realidades Angolanas 2009:
Regresso II
Passado o Natal e o Ano Novo, regressou a Angola o primeiro elemento da malta. Luanda parece um tanto ou quanto a meio gás, nota-se claramente que a maioria dos expatriados ainda está para chegar. Para trás ficou o frio da América do Norte e da Europa e a temperatura cálida de Luanda acaba por ter um efeito algo estranho. As saudades da família começam sempre a apertar desde o primeiro dia, mas parece que depois do Natal é um pouco mais difícil do que de costume.
Porém, pouco de novo há a relatar, também em duas semanas pouco poderia alterar-se, com excepção da estrada de Viana, que com as obras na segunda metade está de novo mais complicada. Lêem-se notícias sobre o fecho da fronteira com a RD Congo devido a um surto de ébola; em Luanda são os casos de raiva que preocupam as autoridades e os meios de comunicação, são já cerca de 30 os mortos por esta doença nos últimos meses, na sua grande maioria crianças. Cai-se na realidade, às vezes é fácil fechar um pouco os olhos e de repente as coisas não parecem assim tão más, mas a verdade é que a realidade aqui é muito diferente daquela que conhecemos na Europa. Novo estudo coloca Luanda como a capital mais cara do mundo, no mínimo paradoxal.
Cá em casa, à chegada, más notícias. Os aparelhos de ar condicionado queimaram, inexplicavelmente, durante a ausência, à excepção de um. A água da rede está mais amarela do que é costume e as baratas e as formigas parecem estar a começar a implantar-se em força (nota mental: verificar sempre a sanita em busca de baratas antes de usar...); pelo menos os mosquitos quase não se vêem. Cá vos espero.